Protocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático?

Protocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático

Protocolo dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático: qual é o melhor? Existe diferença entre essas técnicas?  

Essas e outras perguntas costumam acompanhar quem quer instalar implantes e recuperar a saúde bucal e a beleza do sorriso. 

Em primeiro lugar, é importante dizer que as técnicas de implante dentário evoluíram muito nos últimos anos.  

O que é muito bom. Afinal, a ausência de uma dentição saudável traz uma série de transtornos, como por exemplo: 

  • Funcionais: dificuldade de mastigação; 
  • Estéticos, afetando a vida social da pessoa; 
  • Psicológicos, acarretando problemas com autoestima

Por isso, profissionais da área têm trabalhado no desenvolvimento de técnicas cada vez menos invasivas, e com resultados mais consistentes para os pacientes.  

Neste texto, vamos apresentar as principais diferenças entre a reabilitação oral para desdentados totais por meio do Protocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático. 

Siga na leitura e saiba mais! 

Por que fazer implantes dentários? 

Primeiramente, é necessário entender como funcionam os implantes. Recebemos diariamente pacientes com muitas dúvidas sobre o que é, se todos podem fazer, quais os benefícios e resultados, entre outras questões.  

Os implantes são dispositivos de titânio que têm a função de substituir a raiz de um dente natural perdido. Se forem bem indicados e tiverem parâmetros clínicos para sua realização, os implantes são a melhor alternativa para substituição de forma fixa de dentes perdidos.  

Antes de falarmos sobre Protocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático, vamos ver que ponte fixa e implante são distintos. 

Como é possível observar na imagem abaixo, existe uma diferença conceitual grande entre uma ponte fixa e um implante.  

No primeiro caso, é necessário fazer um desgaste nos dentes próximos, enquanto no segundo você implanta diretamente no local, sem afetar os dentes ao lado. 

Repondo dentes perdido: à esquerda, realização de ponte fixa; à direita, implantes dentários!

 

Repondo dentes perdido: à esquerda, realização de ponte fixa; à direita, implantes dentários! 

Via de regra, os implantes são indicados para substituir a raiz de um dente perdido. Conectada a esse implante é instalada a coroa de porcelana ou prótese dentária – o dente ou dentes que vemos na arcada dentária reabilitada.  

Muitas vezes, com apenas um implante é possível instalar mais de um dente, usando esse “pino” implantado como alicerce para múltiplas coroas.  

O procedimento é simples e, sempre que possível, no mesmo dia em que o dente danificado é removido pode ser feito o implante. Aliás,  esse procedimento aumenta a chance de sucesso do caso.  

Protocolo Dentário – uma abordagem mais tradicional 

Protocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático são técnicas modernas e que aliam durabilidade com estética.  

Para aqueles que perderam todos os dentes, ou ainda os têm, porém prejudicados necessitando remoção total, existem duas opções. 

primeira é a prótese total removível, conhecida popularmente como dentadura. Contudo, apesar do custo mais baixo, ela não traz tanta estabilidade, e a estética não é natural.  

Além disso, quem utiliza esse tipo de prótese sente frequentemente insegurança para falar e se alimentar em público, com receio dela se deslocar ou sair da boca durante essas atividades 

segunda opção, mais segura e confortável, são os implantes dentários, que tradicionalmente neste tipo de tratamento – reabilitação total – recebem o nome de Protocolo Dentário.  

O Protocolo Dentário é uma forma de reabilitação total disponível para pacientes que não possuem dentes algum – desdentados totais.  

A princípio, era feito somente na arcada inferior, a mandíbula. Entretanto, há tempos este processo tem sido feito na arcada superior, a maxila, com extrema segurança.  

Utilizado desde a década de 80, o Protocolo Dentário é uma técnica na qual o profissional especialista instala implantes na arcada.  Pode ser na superior, inferior ou ambas, com o intuito de colocar uma prótese total fixa.  

Em outras palavras, é um jogo de “encaixe”, no qual o profissional posiciona alguns implantes e depois coloca por sobre eles a prótese dentária.  

É um procedimento relativamente rápido e que proporciona ao paciente uma dentição fixa. Assim, ele passa a ter segurança para mastigar e falar sem o incômodo da prótese sair ou soltar. 

Aqui começamos a perceber a diferença entre Protocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático

Para realizar o processo pela técnica convencional, é preciso que o paciente possua osso necessário na arcada em que deseja instalar os implantes.  

Neste caso, o mais comum é a instalação de 6 implantes na arcada superior e 5 na inferior.  

Todavia, não havendo esse osso disponível, existem 2 opções: enxerto ósseo ou técnicas alternativas, como Sistema All-on-Four e os Implantes Zigomáticos. 

Protocolo Dentário - técnica convencional

 

Protocolo Dentário – técnica convencional
 

All-on-Four: menos implantes, mais segurança e conforto 

Prosseguindo com o entendimento da diferença entre Protocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático, vamos conhecer a técnica All-on-Four. 

O sistema All-on-Four é uma evolução do protocolo dentário convencional, para aqueles pacientes que procuram por uma reabilitação segura, confortável e eficaz.  

Do mesmo modo como no protocolo dentário, no sistema All-on-Four também serão instalados implantes na boca do paciente, e sobre eles a prótese total. 

Porém, diferente do sistema mais tradicional, com 6 implantes em cima e 5 embaixo, são colocados apenas 4 implantes, tanto na parte superior quanto na inferior.  

O segredo do All-on-Four está na angulação dos implantes, que permite um diferente ponto de ancoragem para a prótese ficar estável e bem instalada.  

Assim, mesmo que o paciente tenha menos osso disponível é possível instalar a prótese, com aderência e seguranca.  

Esses implantes são instalados em pontos específicos nas arcadas dentárias, além de serem mais de um perfil diferenciado em relação aos implantes tradicionais. 

Observe na imagem acima que são somente 4 implantes em cima e 4 embaixo, tornando o processo muito menos invasivo!

 

Observe na imagem acima que são somente 4 implantes em cima e 4 embaixo, tornando o processo muito menos invasivo! 

Com esta técnica, o paciente tem um procedimento mais rápido e uma recuperação confortável.  

Além disso, o planejamento digital com tomografia 3D faz com que o processo ganhe ainda mais assertividade e agilidade.  

O All-on-Four é indicado para quem possuiu perda óssea maxilar ou mandibular e não pode receber um protocolo pela técnica tradicional.  

Outro ponto importante é que com menos implantes instalados, mais fácil a higienização, o que garante qualidade maior ao longo do tempo. 

All-on-Four com Implante Zigomático 

Como vamos mostrar a diferença entre Protocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático, confira detalhes do Implante Zigomático. 

Quando se define no plano de tratamento uma reabilitação total tipo protocolo dentário, seja pela técnica convencional ou por meio do do sistema All-on-Four, o profissional solicita uma série de exames ao paciente.  

Um deles é a tomografia computadorizada 3D, que vai mostrar o grau de perda óssea da boca do paciente.  

Este exame é importante porque, com a perda dos dentes, o osso da região do maxilar tende a diminuir, dificultando a instalação de implantes.  

Assim, a partir da tomografia computadorizada, o profissional pode indicar o melhor caminho de acordo com a quantidade de osso que o paciente ainda tem no maxilar.  

Quando opta pelo All-on-Four, que é um procedimento moderno e inovador, desde que o profissional domine a técnica, existem 3 tipos de implantes que ele pode utilizar: 

  • All-on-Four Standard – os quatro implantes utilizados são os convencionais, variando apenas no seu comprimento, perfil e técnica de instalação. 
  • All-on-Four Híbrido – dois implantes convencionais e dois zigomáticos 
  • All-on-Four Zigoma – quatro implantes zigomáticos 

O que são Implantes Zigomáticos? 

Afinal, o que são os Implantes Zigomáticos? A resposta completará as informações que permitirão entender as indicações de cada implante: lProtocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático. 

No caso dos pacientes que tiveram muita perda óssea muito intensa e severa, não é possível fixar os implantes no osso superior (maxila). Ou seja, não é possível realizar um protocolo pela técnica tradicional.  

Dessa forma, opta-se por instalar os implantes no osso zigomático, conhecido popularmente como maçã do rosto. 

No Implante Zigomático, os parafusos instalados são mais longos. Em outras palavras, eles compensam a perda óssea na região da maxila, tendo sua ancoragem e travamento no osso zigomático superior.  

Assim, a técnica All-on-Four é aplicada. Porém utilizando um tipo de implante específico para aquela pessoa que precisa de maior alcance na fixação porque apresenta perda óssea muito grande na maxila.  

Em síntese, o procedimentos realizados por meio do sistema All-on-Four, seja ele Zigomático ou Standard, proporcionam uma ativação da prótese nos implantes de forma rápida.  

Frequentemente, em até 72h após a instalação dos implantes o paciente já esta com uma prótese fixa sobre eles, sem a necessidade de enxerto ósseo

 

Implante-zigomático

Protocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático? Agende sua consulta para avaliação 

Agora você sabe melhor a diferença entre Protocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático? 

Se ficou com alguma dúvida em relação à técnica All-on-Four, veja o vídeo em que o Dr. Hilton Stocker explica melhor a técnica.  

Além disso, conheça a opinião de alguns pacientes que já substituíram dentaduras por implantes dentários. Clique para assistir: 

O Dr. Stocker fará a avaliação e indicará o melhor tratamento de acordo com as especificidades do seu caso – Protocolo Dentário convencional, All-on-Four ou Zigomático. 

Nunca deixe de sorrir! Clique e reserve seu horário: 

AGENDAR CONSULTA 

Posts Relacionados