Entenda como o Implante Zigomático funciona

Entenda como o Implante Zigomático funciona

Problemas com dentição geram consequências físicas, como a dificuldade de consumir certos alimentos, e psicológicas, já que a pessoa que sofre com a falta de dentes costuma sentir-se insegura.   

A solução definitiva para essa situação está nos implantes fixos modernos, que recuperam o sorriso e autoestima dos pacientes com técnicas altamente modernas, como o Implante Zigomático – que pode ser a solução para aqueles que sofrem com a falta severa de disponibilidade óssea na arcada dentária superior.   

Se você recebeu um diagnóstico que descarta a instalação de Implantes dentários para substituir a dentadura por dentes fixos na arcada dentária superior por falta de estrutura óssea, mas gostaria de saber mais sobre o assunto antes de desistir desse tratamento inovador, você está no lugar certo.    

Este artigo pode ajudar a entender melhor a técnica e se ela pode ser a melhor solução para o seu caso.   

O que é Implante Zigomático?  

Um implante dentário convencional é composto por um pequeno pino de titânio que é ancorado na maxila ou mandíbula subjacente. Durante a cicatrização, o pino do implante se funde à estrutura óssea através de um processo conhecido como osseointegração, responsável por muitos dos benefícios associados ao tratamento com implantes fixos. – incluindo a saúde bucal!

O Implante Zigomático é bastante parecido com a versão convencional, com uma diferença importante: o comprimento e o local em que é fixado. Como o nome sugere, estes implantes se estendem até o osso zigomático denso, localizado em uma região facial com grande oferta óssea de boa qualidade.   

As pontas do implante são ancoradas nas maçãs do rosto (ossos zigomáticos), que mantêm a massa e o volume ao longo do tempo, mesmo quando o maxilar superior é reabsorvido.    

Por isso, é uma opção para pacientes que não possuem volume ósseo suficiente para a instalação de um implante tradicional.   

Como o Implante Zigomático é colocado?  

O procedimento geralmente é realizado em ambiente hospitalar através de sedação venosa, com o paciente dormindo. Em geral, existem centros próprios para esse tipo de tratamento como os que nós somos parceiros.

O profissional, após um planejamento prévio, faz a instalação desses implantes no osso zigomático do paciente de forma mais conservadora possível. O procedimento é seguro e previsível, tendo como vantagem a ativação rápida da prótese fixa – em geral, até 72h após o procedimento o paciente.   

Depois que ocorre a osseointegração do implante no osso zigomático, é substituída a primeira prótese instalada no dia da cirurgia, que cumpriu uma função provisória. Essa segunda prótese tem o caráter definitivo, sendo realizada corrigindo qualquer alinhamento que por ventura possa ser necessário.    

Benefícios do Implante Zigomático  

Os Implantes Zigomáticos são recomendados por vários motivos e vantagens, como:     

  •  Qualificação do tratamento: possibilita que pacientes com grave deterioração óssea se qualifiquem para o tratamento com implantes;    
  •  Eliminação de enxertos ósseos: os Implantes Zigomáticos não requer enxertos ósseos, incluindo elevações de seio nasal e aumento de crista. Isso pode reduzir o tempo de tratamento e reduzir significativamente o custo e o desconforto;    
  •  Função e estética aprimoradas: restaura a capacidade do paciente de mastigar e falar corretamente novamente. Como o resultado é uma aparência bastante natural, isso também afeta positivamente sua autoestima;    
  •  Resultado imediato: este é um dos poucos tratamentos restauradores bucais que permite a instalação imediata de uma prótesetemporária. Os implantes convencionais geralmente demandam uma espera de seis meses a mais de um ano, por conta do processo de osseointegração.    

Possíveis riscos do implante zigomático  

O procedimento é considerado seguro e tem alta taxa de sucesso. Mas assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico oral, existem alguns riscos associados, sendo importante esclarecer que todos os riscos, por mais raros que sejam, são discutidos durante sua consulta inicial – um dos motivos pelo qual ela é tão importante.    

O implante zigomático é a solução certa para o seu caso?  

Os implantes zigomáticos são uma ótima opção quando o paciente possui reabsorção óssea severa em maxila. Muitas vezes, o próprio paciente recebe o diagnóstico de ser impossível realizar implantes para se obter o sonho de voltar a ter dentes fixos superiores e consegue realizá-lo através dessa técnica. Em geral, a oferta de ósseo rico disponível no zigoma está sempre presente.   

Portanto, o implante zigomático é uma alternativa viável e segura, sem a realização de diversas intervenções para enxerto ósseo.   

Para se certificar de que este é o seu caso, clique aqui e agende hoje mesmo sua consulta.  

Posts Relacionados