Saiba tudo sobre os implantes fixos modernos

Implante All-on-Four: conheça as indicações e benefícios

Se antes os tratamentos para perda de dentes eram cercados por desconfiança a respeito do resultado, hoje em dia a evolução no campo da implantodontia é tamanha que os implantes fixos modernos acabam surpreendendo pela estética, agilidade e durabilidade.   

Siga na leitura e saiba como recuperar o sorriso tornou-se algo possível!   

Implante fixo: solução rápida e eficaz  

O implante fixo é considerado pelos especialistas a melhor solução para quem sofreu perda total ou parcial dos dentes, apresentando um resultado altamente eficaz e definitivo, tanto na parte funcional, como na estética.   

Após avaliação prévia, que deve ser realizada por um profissional especializado, o procedimento consiste em algumas etapas até chegar ao resultado final.    

A duração desse processo pode variar de acordo com os protocolos adotados em cada caso, mas costuma ser bem rápida – contando da consulta de avaliação até o procedimento e instalação do implante fixo.   

Da mesma forma, a recuperação não é demorada, ainda que cada organismo responda de uma forma e se adapte ao implante em determinado tempo, de acordo com determinadas condições – entre elas, seguir a risca as orientações passadas pelo responsável pelo profissional de implantodontia responsável pelo procedimento.   

Saiba um pouco mais sobre o processo  

A instalação dos implantes fixos começa com a realização de exames para estudo da situação e para definir as condições de saúde do paciente, garantindo assim, que a cirurgia possa transcorrer dentro da maior tranquilidade possível.   

Será preciso, também, a realização de uma série de exames de imagem, como radiografias, e outras avaliações clínicas que transmitem a visão real do quadro.   

Na sequência, tendo todas as informações necessárias, entre elas o nível de massa óssea do paciente, o profissional planejará todo o tratamento, explicando cada etapa e passando uma estimativa de tempo para conclusão do processo.   

Nesse momento, também, o paciente poderá tirar dúvidas sobre as questões relacionadas à instalação dos implantes fixos, entre elas, tempo de recuperação total, alimentação pós-procedimento, higienização do implante, etc.   

Em um implante fixo, uma estrutura de metal (titânio na maior parte das vezes) é colocada fazendo o papel de raiz dos dentes. Essa estrutura, fixada no osso maxilar ou mandibular do paciente, é o que vai suportar as novas réplicas dentárias.   

Diferente das próteses removíveis, os implantes (como o próprio nome já diz) são estruturas fixas e geram resultados mais naturais e estéticos.    

E a boa notícia é que os implantes fixos modernos permitem a carga imediata, quando o paciente pode sair da clínica ou hospital onde foi efetuado o tratamento já com uma nova dentição fixa – que pode ser a definitiva ou uma provisória a ser substituída posteriormente.   

Em alguns procedimentos poderá ser preciso 48 ou 72 horas de espera entre a fixação das estruturas e a instalação da prótese definitiva. De toda forma, essa decisão cabe ao especialista em implantodontia.   

A seguir vamos falar sobre dois implantes fixos modernos que oferecem excelentes resultados: o All on Four e o Zigomático.   

Implante All on Four  

A técnica All on Four é utilizada para reabilitação total da arcada de pacientes com edentulismo (perda de todos os elementos dentários). Preconiza a instalação de quatro implantes especiais em posição próprias e estratégicas, o que permite a reabilitação total sem a necessidade de enxerto ósseo. Além disso, na grande maioria dos casos conseguimos realizar a ativação da prótese fixa total em curto espaço de tempo. A técnica pode ser utilizada tanto em arcada superior como na inferior.   

Neste caso, o paciente não precisa ser submetido a processos como o enxerto ósseo, que além de invasivo, envolve um risco de remissão do organismo, além de um tempo maior de recuperação e para conclusão do tratamento.   

A utilização de implantes fixos como o All on Four ajudam a manter uma aparência natural e saudável, além de devolver a capacidade mastigatória e a saúde bucal ao paciente – o que não acontece quando se lida com próteses móveis.   

Outros aspectos positivos: permite, na maioria das vezes, carga imediata e pode ser concluído entre 48 e 72 horas!   

[imagem a ser enviada pelo Doutor]  

Implante Zigomático  

São uma solução para pacientes que não têm carga óssea suficiente no maxilar conseguirem obter um sorriso bonito e qualidade, sem abrir mão do bem-estar na alimentação e convívio social – tanto na vida profissional, como na pessoal.   

O Implante Zigomático é fixado no osso zigomático – situado na região das bochechas. É realizado com carga imediata e, portanto, tem resultado em curto prazo de tempo. O procedimento de instalação da prótese fixa acontece entre 24 e 72 horas após a instalação dos implantes.   

Os implantes fixos modernos proporcionam maior conforto e agilidade no tratamento bucal, tendo a capacidade de devolver o sorriso e a autoestima ao paciente.    

No entanto, como todo procedimento, a instalação de implantes fixos através de protocolos All on Four e Zigomático deve ser feita por um profissional experiente e que possa oferecer um atendimento humanizado.   

O Prof. Dr. Hilton Stocker é Cirurgião Bucomaxilofacial e Especialista em Implantodontia Avançada, adotando as mais modernas e eficientes técnicas para você voltar a sorrir com total segurança. Veja aqui sua formação e experiência e continue acompanhando nosso Blog, com conteúdos para sua saúde e autoestima.   

Entre eles, sugerimos a leitura do artigo que mostra a relação entre saúde e dentição!

Posts Relacionados